terça-feira, 26 de julho de 2011

Artigo de luxo (Luxury goods)

Antes de mais nada gostaria de pedir desculpa a todos pela falta de postagens ultimamente, bom, vamos deixar de lado isso e voltemos a postar novamente.

O que esta acontecendo com o açúcar e o etanol hoje em dia? Simples, neste ano temos um canavial "velho" com baixa ATR (Açúcar Total Recuperável), isto implica em menor produção de açúcar e menor produção de álcool, especialistas acreditavam em uma ATR em torno de 2% menor a da última safra mas hoje estamos vivenciando mais de 3,5% a menor, acarretando na quebra da produção dos seus derivados.
É a primeira vez em 6 anos que teremos uma quebra na produção brasileira que estava sendo estimada no início do ano em 568.500 toneladas de cana-de-açúcar, na última divulgação da UNICA a estimativa baixou para 533.500 mas muitos já falam em 516.000!!!
O governo constantemente fala em necessidade de estoque de etanol para abastecer o mercado nacional de carros flex, mas como estocar um produto que esta escasso, estoque só se faz com excedentes e no momento não estamos vivendo isto, teremos é que importar etanol para suprir a demanda interna, mesmo com a queda de 25% para 18% da mistura de anidro na gasolina o mercado não conseguirá suprir a demanda.
Com os preços do açúcar mais vantajosos do que do álcool fica bem difícil exigir de um usineiro que ele aumente sua produção de álcool e diminua a de açúcar, é praticamente um "tiro no pé"!
E para embrulhar tudo para presente e enviar para sei lá quem, ainda temos a crise que assola a Europa e a batalha entre Republicanos e Democratas nos EUA que deixa todos no aguardo do desfecho para ver se teremos um calote deles e consequentemente um dowgrade deles nas agências de rating, consequentemente o dolár iria rolar ladeira abaixo!

Abaixo deixo uma ilustração que retrata o que iremos ver em um curto prazo, pois o Brasil terá que importar álcool e gasolina para suprir a demanada interna, combustível será artigo de luxo (LUXURY GOODS)!



Obrigado a todos e boa semana!

Um comentário:

  1. Problemas do etanol à parte, quero saber do álcool para a cerveja. Eu não sou FLEX.
    Brincando...
    Bom artigo, Marco.
    Abraço.

    ResponderExcluir